a) favorecer e fortalecer a integração entre brasileiros, italianos e seus descendentes, provenientes da Emilia Romagna residentes em Minas Gerais;
b), resgatar e incentivar a tradição, cultura, culinária, arte, folclore e história italiana da região da Emilia Romagna buscando sempre maior congraçamento entre italianos descendentes e simpatizantes;
c) estimular e desenvolver atividades culturais ,civicas,recreativas,sociais e desportivas;
d) criar estrutura administrativa capaz de reunir e consolidar o acervo de suas realizaçoes.
A Associação Emiliano-Romagnola de Minas Gerais foi fundada em 2006, em Belo Horizonte, no contexto do fortalecimento do movimento associativo da comunidade italiana no Brasil, impulsionado pela Consulta Emiliano-Romagnola nel Mondo.
A associação reúne descendentes de imigrantes da Emilia-Romagna e Emiliano-Romagnolos residentes no estado de Minas Gerais, contando atualmente com 284 membros.
Seu principal objetivo é promover a língua e as tradições da Emilia-Romagna em Minas Gerais, fortalecendo os laços culturais, sociais e econômicos entre a comunidade e sua região de origem.
Além disso, sua criação coincidiu com a fundação da ACIBRA Belo Horizonte, entidade que organiza uma das maiores celebrações da Festa della Repubblica Italiana fora da Itália, evidenciando o papel ativo da associação na valorização da cultura italiana no Brasil.
A Associação Emiliano-Romagnola de Minas Gerais atua na realização de eventos culturais, encontros empresariais e programas de intercâmbio, conectando seus membros à rica herança histórica e ao dinamismo econômico da Emilia-Romagna.